Literatura, sistemas de conhecimento e processamento textual
A leitura é uma atividade na qual tanto o leitor quanto o receptor estão em processo de interação. Para que isso aconteça, se faz necessário a produção de sentido do texto. Assim, o leitor acionará várias estratégias sociocognitivas pelas quais serão ativados vários tipos de conhecimentos para a realização do processamento textual. Conforme KOCH (2002), para o processamento textual, o leitor recorrerá a três grandes sistemas de conhecimento: o conhecimento linguístico, o enciclopédico e o conhecimento interacional. A partir de agora veremos, separadamente, cada um dos três conhecimentos.
Conhecimento linguístico:
Este conhecimento abarca as informações gramaticais e lexicais. Por intermédio dele, o leitor poderá compreender os mecanismos textuais na superfície textual, os quais contribuem para o desenvolvimento da sequencia textual.
Vejamos os exemplos:
Ex. 1 Ex. 2
Como podemos perceber no exemplo 1, para que a informação seja compreendida, é necessária a decodificação dos elementos linguísticos, presentes nesta placa. No segundo exemplo, o leitor, que não tenha conhecimento a respeito dos símbolos colocados após o texto, poderá entender que se trata de xingamentos, pois o texto foi formulado com uma expressão recorrente em nosso dia a dia.
Conhecimento Enciclopédico ou conhecimento de mundo:
Este conhecimento está ligado com as experiências do individuo, assim, podemos falar de conhecimentos gerais sobre as coisas do mundo. Geralmente são informações compartilhadas por toda uma coletividade, ou grupos sócias. Vejamos o exemplo:
Para que a mensagem seja compreendida, precisaremos acionar o nosso conhecimento enciclopédico a respeito do significado da palavra “craque” no futebol ( associada a jogadores de muita qualidade técnica) e assim, entenderemos que se trata de uma critica ao antigo técnico da seleção brasileira,