Leitura, sistemas de conhecimento e processamentos textuais
Ana Thainá de Oliveira Santos – Letras Inglês Noturno 1° Termo
Leitura, sistemas de conhecimentos e processamentos textuais.
No capítulo apresentado, as autoras explanam que, para tirar total proveito de um texto, precisamos entendê-lo bem, e para que isso aconteça no ato da leitura, o cérebro é estimulado a buscar conhecimentos armazenados, o que normalmente resulta em compreensão e reflexão.
Para um bom resultado de interpretação, é sumamente importante que o individuo possua um conhecimento linguístico, que envolve o domínio das palavras escritas corretamente e sua transmissão oral, e por meio desta é possível alcançar o código textual e o seu sentido. Ao lermos é essencial uma visão mínima de expressões, ou seja, normalmente precisamos não apenas conhecer dito idioma, mas também conhecer e está de comum acordo com os sentidos que trazem certas expressões idiomáticas.
As autoras trazem a atenção clara de que são indispensáveis os conhecimentos gerais do passivo leitor devido à dimensão da interpretação que pode possuir o conteúdo escrito, para que tome um real sentido ao lê-lo, e neste momento o dinamismo torna-se proveitoso, trazendo prazer à leitura, pois é como o leitor estivesse trocando conhecimentos, devido à comum participação do escritor que muitas vezes realiza comentários adicionais às informações já dadas.
É também demonstrado por elas, que não raro encontramos textualidades que são carregadas de estruturas diferentes, pois ao invés da interpretação, o leitor necessita de apenas entender a mensagem transmitida, que é rica por diversas informações detalhadas, como uma carta.
Conforme a tese elaborada, é possível se deparar também com escritas que possuem como detalhes alguns realces incrementados a fim de que proporcione facilidade ao leitor; e esta especificidade é