LITERATURA INFANTIL CONTOS DE FADA
A literatura infantil é um instrumento que possibilita a criança a desenvolver sua imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Nessa perspectiva, é fundamental reconhecer a importância desta e incentivar a formação do hábito de leitura, na infância. Vale salientar que o primeiro contato que a criança tem com a leitura é a partir da audição, quando alguém lê para ela. É por meio dessa prática que a leitura vai se apresentando. Ouvir histórias é um evento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades, visto que sua capacidade de imaginar é muita intensa.
Diante do exposto, pode-se dizer que o contato com as histórias infantis é um momento oportuno para convidar o pequeno leitor a participar de um processo interativo, uma vez que, as crianças nessa faixa etária, tem a necessidade de serem despertadas para uma aprendizagem mais lúdica e prazerosa.
Nesse sentido, os contos de fadas são fundamentais para o desenvolvimento da criança, seus enredos falam de emoções comuns a todos, como: inveja, medo, ódio, ciúme, ambição, rejeição e decepção, que só podem ser compreendidos e vivenciados pela criança através das emoções e da fantasia. Eles estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança constrói uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
DESENVOLVIMENTO
Felizmente devido ao trabalho de alguns escritores, entre eles Charles Perrault, Hans Cristian, Handersen e os Irmãos Grimm, temos diversos contos consagrados que enriquecem a nossa literatura infantil. Para tanto, a obra escolhida