Literatura - comparação e metáfora
Comparação e Metáfora
I-Comparação
Comparação é uma figura de linguagem semelhante à metáfora, usada para confrontar qualidades ou ações de elementos. A relação entre esses elementos pode formar uma comparação simples ou uma comparação por símile. Ex:
“O amor queima como o fogo.” - Luís de Camões. Os dois termos, Amor e fogo, mantêm cada um, sua própria significação.
Comparação simples
É a aproximação de dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança, como na metáfora. A comparação, porém, é feita por meio de um conectivo e busca realçar determinada qualidade do meio termo. (como, tal qual, assim, quanto, etc.) Ex: “O mar canta como um canário”.
Comparação por símile
É usada para comparar dois elementos que não pertencem à mesma categoria. Ex: “Ver minha alma adejar pelo infinito Qual branca vela na amplidão dos mares”.
II-Metáfora
Metáfora é uma figura de estilo(ou tropo linguístico), em que há a substituição de um termo por outro, criando-se uma dualidade de significado. Metáfora é o emprego da palavra, fora do seu sentido normal, ou seja, é uma figura de linguagem. Ex:
“Amor é fogo que arde sem ver”. O termo fogo mantém seu sentido próprio- desenvolvimento simultâneo de calor e luz- e possui um sentido figurado- fervor, paixão, sofrimento, etc. Didaticamente, pode-se considera-la como uma comparação que não usa o conectivo(por exemplo “como”), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada. Exemplos de metáforas:
* Eu sou um poço de dor e estupidez.
* Seus olhos são dois oceanos.
*Cada fruto dessa árvore é um pingo de ouro.
Comparação X Metáfora A comparação assemelha-se à metáfora, que não é mais que uma comparação não assumida, para acentuar a identidade poética entre as duas entidades comparadas.
Lendo a expressão "os teus olhos são como lagos gélidos" existe uma