Literatura Brasileira IV
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE LETRAS
DISCIPLINA: LITERATURA BRASILEIRA IV CÓDIGO DO CURSO: 087
ALUNO: GLICE MARA SILVA MELO POLO: PORTO DA FOLHA
ATIVIDADE AD1
1ª Questão
Destaque as principais propostas estéticas da geração de 45 e compare-as com os procedimentos poéticos usadas por João Cabral.
R= A poesia da “Geração 45” abarca um grupo variado de poéticas, várias revistas funcionaram como elemento agregador de poetas que apesar de suas diferenças, possuíam algumas características em comum. Eles defendiam uma poética que se caracterizava pelo recuo ideológico em relação à geração de 30 e pela preocupação com a técnica e com o retorno a algumas visões estéticas anteriores ao modernismo, parnasianismo, simbolismo; essa postura geracional confronto direto com as conquistas modernistas. Mas dos centenas de poetas surgidos, apenas um se destacou como gênio poético João Cabral Melo Neto, não comungava das idéias dominantes, pelo contrario construiu uma obra ímpar e continuadora dos avanços da geração 22 e 30.
João Cabral não se enquadra na poética da “geração 45”, marcada pelo conservadorismo estético. Em sua obra cria um percurso ímpar e profundamente moderno em termos literários, Cabral se preocupava em produzir uma obra auto-reflexiva que o destaca da mediania da poesia “’ geração 45”, e nessa geração ele só se insere cronologicamente, ele transformava cada poema num ato de pesquisa lingüística que se funde com um estudo do ser; a uma busca da essência da linguagem de sua verdade, e uma busca do humano, a uma relação com uma linguagem desalineante, corrosiva e cortante. A sua obra poética o eleva bem acima de seus contemporâneos.
As suas obras têm que ter profundamento engajada na libertação do homem, do nordestino, de suas misérias e de sua relação alienante com o mundo e com a linguagem. A metalinguagem é a motivação criadora fundamental para