Literatura 1 - goncalves dias
Castro Alves
Grupo: Samuel Santos, Victor Sampaio, Yuri
César, Eduardo Araújo, Nélio Morais, Felipe
Ribeiro.
Biografia
Castro Alves (1847-1871) foi um poeta brasileiro. O último grande poeta da terceira geração romântica no Brasil. Expressou em suas poesias a indignação aos graves problemas sociais de seu tempo. Denunciou a crueldade da escravidão e clamou pela liberdade, dando ao romantismo um sentido social e revolucionário que o aproxima do realismo. Foi também o poeta do amor, sua poesia amorosa descreve a beleza e a sedução do corpo da mulher.
Biografia
No ano de 1853, vai com sua família morar em
Salvador. A capital pernambucana efervescia com os ideais abolicionistas e republicanos e Castro Alves recebe influências do líder estudantil Tobias Barreto.
Castro Alves publica em 1863, seu primeiro poema contra a escravidão "A Primavera“. Em seguida
Castro Alves parte para o Rio de Janeiro onde conhece Machado de Assis, que o ajuda a ingressar nos meios literários. Vai para São Paulo e ingressa no terceiro ano da Faculdade de Direito do Largo do
São Francisco. Castro Alves morreu em Salvador no dia 6 de julho de 1871, vitimado pela tuberculose.
Principais Obras
Espumas Flutuantes, 1870
O livro reúne 53 poemas. Apesar da juventude, de ser o primeiro livro, revela um poeta amadurecido, consciente de sua capacidade.
O Navio Negreiro, 1869
O poema descreve com imagens e expressões terríveis a situação dos africanos arrancados de suas terras, separados de suas famílias e tratados como animais nos navios negreiros que os traziam para ser propriedade de senhores e trabalhar sob as ordens dos feitores.
A Cachoeira De Paulo Afonso, 1873.
Excerto de seu livro Os Escravos, e que trazem um conjunto de 33 poemas. O título homenageia a queda d`água de Paulo Afonso, no rio São Francisco.
Principais Obras
Os Escravos, 1921
Os escravos é uma reunião de poemas abolicionistas,publicada doze anos após a sua morte. Inclui os famosos poemas Navio