Literatua Infantil
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
POLO DE APOIO PRESENCIAL DE TELÊMACO BORBA - PR
CURSO PEDAGOGIA – 5ª SÉRIE
FABRICIO ROLIM - R.A.392778 LITERATURA INFANTIL
PROFESSOR: CAIO MIRA
TELÊMACO BORBA PR
2014
"O leitor que mais admiro é aquele que não chegou até a presente linha.
Neste momento já interrompeu a leitura e está continuando a viagem por conta própria"Mário Quintana
INTRODUÇÃO
Sabemos que a literatura, seja ela brasileira ou estrangeira, não está tão presente nas salas de aula quanto deveria. Isso porque para muitos professores a literatura é um conteúdo sem significado, pois não tem um objetivo técnico, preciso de obter algum conhecimento. Ou seja, a literatura só tem valor acompanhado de algum ensinamento objetivo, exato e que possua estritamente cunho pedagógico. Nenhum professor de literatura deverá inibir-se de pôr em prática leituras, comentários ou interpretações que estimulem nos estudantes a sensibilidade, o senso crítico, a capacidade argumentativa, e sejam assim susceptíveis de lançar alguma luz sobre essa realidade indefinível a que chamamos universo literário.
A criança que lê desenvolve o senso crítico e melhora a escrita. Para tanto, devemos incutir em nossos alunos que a literatura é algo bom, natural, fácil e prazeroso e não exige esforços nem dificuldades. Sendo assim, faz- se imprescindível que o convívio com os livros extrapole o desenvolvimento sistemático da sua escolarização e que a literatura passe a ser difundida com mais intensidade nas escolas.
OS CONTOS E SUAS ADAPTAÇÕES
No livro Chapeuzinho Vermelho, primeira versão do conto, vemos uma história de uma menina aventureira, mas obediente à sua mãe que, por uma travessura resolver desobedecer a mãe uma única vez. Isso lhe trouxe várias complicações. O livro nos traz uma