lista
PROF. FLAVIO DJANIKIAN
Adote π = 3,14 e g = 10 m/s2.
1- Um carro de fórmula 1 entra numa curva de 45 m de raio a 216 km/h (60 m/s) e em 2 s sua velocidade cai para 30 m/s. Determine, após estes 2 s, os valores da aceleração tangencial, da aceleração centrípeta e da aceleração total. Escreva os resultados em função de g.
2- Um móvel parte do repouso e percorre uma trajetória circular de raio 80 m em movimento uniformemente variado de aceleração escalar 2 m/s2. Determine após 10 s, os valores da aceleração tangencial, centrípeta e da aceleração total.
3- Um bloquinho de massa igual a 0,2 kg, preso a um fio de 40 cm de comprimento, executa um movimento circular uniforme sobre uma mesa horizontal. Considere o atrito desprezível. Se a força máxima que o fio pode suportar sem se romper é de 25 N:
a) Calcule a velocidade máxima que o bloquinho pode alcançar.
b) Calcule a frequência do bloquinho para esta velocidade máxima.
4- Um carro de 800 kg, deslocando-se numa estrada, passa pelo ponto mais baixo de uma depressão com velocidade de 72 km/h, conforme indica a figura. Qual é a intensidade da força normal que a pista exerce no carro?
5- Um carro de 800 kg, deslocando-se numa estrada, passa pelo ponto mais alto de uma lombada com velocidade de 20 m/s e com aceleração escalar de 2 m/s2, conforme indica a figura.
a) Calcule a intensidade da força tangencial, da força centrípeta e da força resultante sobre o carro.
b) Calcule a intensidade da força normal que a pista exerce no carro.
6- Uma esfera de massa igual a 0,4 kg gira na extremidade livre de uma corda, de 1,6 m de comprimento, num plano vertical. Se a velocidade da esfera no ponto mais baixo da trajetória vale 8 m/s, com que força a esfera puxa a corda naquele ponto?
7- Uma esfera é amarrada em um cordão de 40 cm de comprimento e posta a girar em um plano vertical. Qual o módulo da velocidade mínima da pedra, no ponto mais alto da trajetória,