lista resolvida de bioquímica
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Instituto de Ciências Exatas (ICE)
Departamento de Química (DEQUIM)
Setor de Bioquímica – Prof. Cristiano Riger
Química, Engenharia Química e Engenharia de Alimentos
Disciplina de Bioquímica I (IC392)
1) É possível a formação de glicose a partir de triacilgliceróis? Explique.
De triacilgliceróis diretamente não, pois não temos enzimas para transformar gorduras em glicose. Porém, podemos gerar glicose através do glicerol proveniente da quebra de triacilgliceróis do tecido adiposo.
2) Animais que apresentam dieta pobre em tiamina pirofosfato (TPP) apresentam um comprometimento das funções cerebrais. Explique.
Sem a coenzima TPP, a enzima piruvato desidrogenase responsável por transformar piruvato em acetil-CoA estará não realizará sua função. Em outros órgãos e tecidos o acetil-CoA pode ser proveniente da quebra de lipídios (triacilgliceróis), porém o cérebro não capta triacilgliceróis, obtendo sua energia predominantemente do acetil-CoA proveniente do piruvato gerado na via glicolítica. Nesse caso, haverá uma baixa concentração de ATP nos neurônios, prejudicando o metabolismo e a função destas células.
3) Os hormônios adrenalina, glucagon e insulina são responsáveis pela regulação do metabolismo do glicogênio. Quais são os efeitos destes hormônios sobre o metabolismo do glicogênio? Correlacione os efeitos de cada um dos hormônios com as condições fisiológicas que estimulam sua liberação.
Tanto a adrenalina (epinefrina) quanto o glucagon são hormônios sinalizadores da quebra do glicogênio (glicogenólise); o glucagon predominantemente no fígado e a adrenalina predominantemente nos músculos. Já a insulina é o hormônio que regula a síntese de glicogênio (glicogênese).
O glucagon é secretado em períodos de jejum, a insulina no estado alimentado do indivíduo, e a adrenalina em momentos de grande necessidade de utilização dos músculos.
4) Qual é o efeito de um inibidor da