Lista Microeconomia
1) O peso morto seria á a perda de bem estar de excedente tanto do produtor quando do consumidor, ou seja, é a perda líquida de excedente total. Há uma perde de eficiência de mercados, que ocorre quando determinado equilíbrio passa a não ser mais um ótimo de pareto.
Quando há uma implementação de um preço máximo irá sempre resultar em um peso morto. Se caso o preço máximo seja menor que o preço de equilíbrio, irá ocorrer: a quantidade ofertada será menor que quantidade de equilíbrio, logo haverá um perda de bem estar, um perda de excedente dos produtores. Os consumidores comprarão menos do que a quantidade de equilíbrio resultando em uma perda de bem estar, uma perda de excedente dos consumidores. A soma das perdas de excedentes formam o peso morto. Os consumidores iram ter um ganho de bem estar, esse ganho seria a parcela que pertencia o excedente do produtor no equilíbrio, por esse fato ele não representa no excedente total uma diferença.
2) A carga fiscal decorrente de um imposto e a parcela do subsidio que beneficia os consumidores dependem das elasticidades demanda e da oferta, ou seja, vai depender se o bem tem uma demanda elástica ou inelástica ou se a oferta pelo bem possui uma oferta elástica ou inelástica.
A condição em que o consumidor estará pagando a maior parte do imposto é quando a razão entre a elasticidade da demanda e a elasticidade da oferta for pequena. Agora se é o produtor que paga maior parte do imposto, a condição para esse caso é quando a razão entre a elasticidade da demanda e a elasticidade da oferta for grande.
De forma semelhante, o benefício do subsidio será maior para os consumidores quando a razão entre a elasticidade da demanda e a elasticidade da oferta for pequena.
3)
Demanda: P = 10 - Q Oferta: P = Q – 4
a) O preço e a quantidade de equilíbrio ocorrem quando a curva de demanda cruza a curva da oferta, ou seja, quando 10 - Q