lista estrutura cristalina
ESCOLA DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE MATERIAIS
CIÊNCIA DOS MATERIAIS – 2015/1 – PROFª LISETE CRISTINE SCIENZA
CARLA VERÔNICA ZANATTA – MATRICULA 217194
LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 3 – CAP. 3 – ESTRUTURA CRISTALINA
1- Defina célula unitária e parâmetro de rede.
A ordem atômica em sólidos cristalinos indica que um pequeno número de átomos forma um padrão de repetição no espaço: uma estrutura elementar denominada célula unitária, que representa a simetria na estrutura cristalina. Esse ordenamento define a rede, conjunto de pontos espaciais que possuem vizinhança idêntica. Para caracterizar a célula cristalina, são utilizados seis parâmetros de rede: os comprimentos a, b e c, sobre os eixos tridimensionais x, y e z, e os ângulos α, β e γ, de rotação sobre esses eixos.
2- Quantos e quais são os sistemas cristalinos? Quais são suas características?
Os sistemas cristalinos são sete grupos que descrevem a estrutura cristalina baseados no arranjo de suas células unitárias. Cada sistema cristalino possui uma diferente configuração de seus parâmetros de rede. São eles: cúbico, em que todas as arestas são iguais e todos os ângulos entre os eixos são retos (maior grau de simetria), tetragonal, ortorrômbico, hexagonal, romboédrico (ou trigonal), monoclínico e triclínico, em que todas as arestas possuem comprimentos diferentes e os ângulos entre os eixos são todos diferentes de 90⁰ (menor grau de simetria).
3- Diga o que é fator de empacotamento em uma célula unitária, determine a relação do parâmetro de rede com o raio atômico e calcule o fator de empacotamento para uma célula cúbica de corpo centrado.
O fator de empacotamento atômico (FEA) é a fração do espaço ocupado por átomos ou íons em uma célula unitária. Considerando o número de átomos presente sob os eixos que definem o parâmetro de rede, é possível associar o volume da célula unitária em função do raio atômico.
FEA de uma célula cúbica de corpo centrado (CCC):
4-