Lista dos países africanos, suas capitais e seus presidentes
Hoje se sabe que os átomos são compostos por um núcleo pesado e positivo situado no seu centro e elétrons negativos, leves e distribuídos ao redor do núcleo. Os elétrons não podem ter quantidades de energia quaisquer, mas estão obrigados a ficarem em níveis bem definidos. Desta forma, uma dada substância possui níveis de energia que são permitidos e outros que são proibidos. A radiação emitida por uma substância depende a nível atômico, entre outros fatores, da transição dos elétrons de um estado energético a outro. Como estes estados dependem da configuração de cada substância, a emissão é diferente para cada material. O conjunto da radiação emitida é chamado de espectro de emissão da substância e pode ser usado para caracterizar e determinar a composição da mesma. Esta maneira de identificar elementos é usada, por exemplo, para determinar a composição do Sol e das estrelas.
Desenvolvimento
ESPECTROS
Espectros é o conjunto de radiações emitidas por uma fonte de luz. O estudo dos espectros de radiações emitidas pelas estrelas permite conhecer os valores da massa, da temperaturae da composição química das estrelas:
• Relativamente aos elementos que as constituem;
• Identificar o elemento mais abundante em cada uma delas;
• Relacionar o elemento mais abundante com a cor da estrela, que por sua vez está relacionada com a temperatura da estrela.
ESPECTROS DE EMISSÃO
Os espectros que são emitidos pelas substâncias após absorver determinada radiação são divididos em espectros de emissão