Lista de sistemas distribuídos
Arquitetura Cliente/Servidor
É uma arquitetura onde o processamento da informação é dividido em módulos ou processos distintos. Um processo é responsável pela manutenção da informação (Servidor), enquanto que outro é responsável pela obtenção dos dados (Cliente). Basicamente, o cliente manda um pedido para o servidor e o servidor o retorna. Cada cliente pode enviar requisições de dado para algum dos servidores conectados e esperar pela resposta. Por sua vez, algum dos servidores disponíveis pode aceitar tais requisições, processá-las e retornar o resultado para o cliente. Um cliente não compartilha de seus recursos, mas solicita o conteúdo de um servidor ou função de serviço. Os clientes, portanto, iniciam sessões de comunicação com os servidores que esperam as solicitações de entrada. Funções como a troca de e-mail, acesso à internet e acessar banco de dados, são construídos com base no modelo cliente-servidor
Distribuição Vertical
A organização de uma aplicação cliente-servidor numa arquitetura multi-camadas distribui o processamento colocando componentes logicamente diferentes em máquinas diferentes. A essa distribuição se dá o nome de distribuição vertical. Uma distribuição vertical facilita o gerenciamento dos sistemas pois divide as funções lógica e fisicamente entre várias máquinas, onde cada máquina é responsável por um grupo especifico de funções.
Características do Cliente
- Sempre inicia pedidos de servidores; - Espera por respostas; -Recebe respostas; - Normalmente, se conecta a um pequeno número de servidores de uma só vez; - Normalmente, interage diretamente com os usuários finais através de qualquer interface com o usuário , como interface gráfica por exemplo. -Utiliza recursos da rede.
Características do Servidor
- Sempre esperar por um pedido de um dos clientes; - Serve os