Lista de exercícios - economia
Os modelos econômicos tiveram diferentes configurações ao longo dos séculos. Na Grécia houve a predominância do pensamento filosófico sobre o econômico, desprezavam as riquezas e pregavam a igualdade social e criaram inúmeras ideias políticas. Roma não deixou nenhum escrito notável sobre economia, mas sobre justiça e moral. Lei da usura, a imoralidade dos juros altos e o lucro justo.
2. Cite alguns aspectos importantes nas relações econômicas da Idade Média.
A economia era vista como parte integrante da Filosofia, Moral e Ética. Era orientada por princípios morais e de justiça. Não existia ainda um estudo sistemático das leis econômicas, predominando princípios como a lei da usura, o conceito de preço justo.
3. Cite alguns aspectos importantes nas relações econômicas do Mercantilismo.
A riqueza dos Estados Nacionais, dependiam do aumento da população e principalmente do volume de estoque de metais preciosos;
• O comércio e a indústria são mais importantes que a agricultura.
• O comércio exterior - com outros Estados Nacionais deve ser estimulado, pois é através da balança comercial que se aumenta o volume de riqueza, que é medido através do estoque de metais preciosos, prata e ouro;
• Intenso protecionismo estatal e ampla intervenção do estado na economia.
Considerava-se que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. Com isso, o mercantilismo acabou estimulando a guerra, exacerbou o nacionalismo e manteve a poderosa e intensa presença do estado em assuntos econômicos.
4. O que foi o Bulionismo?
O Bulionismo foi uma doutrina mercantilista do final do século XV, criada em Espanha e que se tentou copiar em Portugal. Os reis católicos Fernando e Isabel, proibiram a saída de metais preciosos (ouro e prata) quer na sua forma bruta (lingotes), quer em forma de moeda, quer em forma de joias.
5. O que foi o