Lista de exercicios de economia
1 – Defina utilidade total e utilidade marginal.
2 – Enuncie a lei da utilidade marginal decrescente. Relacione essa lei com a inclinação negativa da curva de demanda.
3 – Os primeiros economistas tiveram grande dificuldade em relacionar o preço de uma mercadoria com sua utilidade. O motivo dessa dificuldade pode ser facilmente entendido por uma observação de Adam Smith, um grande economista escocês do século XVIII. De acordo com ele, um dos bens com maior utilidade é a água. Entretanto poucas coisas tem preço menor que ela. Já o diamante é de pouca ou nenhuma utilidade. Todavia seu preço é extremamente elevado. Assim, utilidade e preço não possuem nenhuma relação entre si. Essa aparente disparidade entre utilidade e preço ficou conhecida como paradoxo do valor. Você seria capaz de resolver este paradoxo estabelecendo uma ligação entre utilidade e preço?
4 – A oferta de determinado mercado é dada por Qs = 100 + 10P, a demanda deste mesmo mercado é dada por Qd = 500 – 10P. Calcule o preço e a quantidade de equilíbrio e o excedente do consumidor.
5 – Um aluno (1) gosta muito pouco de aulas de história e muito das de matemática. Outro aluno (2) gosta muito de história, mas não de matemática. Colocando no eixo horizontal o número de horas de aulas de matemática e no eixo vertical o número de horas de aulas de história, quem terá curvas de indiferença menos inclinadas, o aluno 1 ou o aluno 2?
6 – Na teoria do consumidor fizemos a suposição de que as curvas de indiferença tem inclinação negativa em toda a sua extensão e que são convexas. Podemos entretanto pensar na existência de curvas de indiferença mal “comportadas” (ou seja, que não possuem as características citadas). Construa curvas de indiferença para os seguintes casos, e constate que propriedade (inclinação negativa ou convexidade) não está sendo preenchida por elas. Utilize nos eixos das curvas de indiferença os bens entre parênteses.
A – Consumidor indiferente entre o consumo de margarina e o