Lista de exercícios de economia
Na Microeconomia, são relevantes os preços relativos, isto é, a relação entre os preços dos vários bens, mais do que os preços absolutos (específicos) das mercadorias. Por exemplo, se o preço da margarina cair em 10%, mas o preço da manteiga também cair em 10%, nada deve acontecer com a demanda dos dois bens (supondo também queda da renda em 10%). Agora, se apenas cai o preço da margarina, e o preço da manteiga permanece constante, evidentemente aumenta a quantidade demandada de margarina, e cai a demanda de manteiga, sem que o preço absoluto da manteiga tenha se alterado.
2. No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeteris paribus?
Coeteris paribus e uma expressão em latim que significa tudo o mais constante.
A análise microeconômica básica, para poder analisar um mercado isoladamente, supõe todos os demais mercados constantes. Ou seja, supõe que o mercado em estudo não afeta nem é afetado pelos demais. Essa condição serve também para verificarmos o efeito de variáveis isoladas, independentemente dos efeitos de outras variaveis; ou seja, quando queremos, por exemplo, saber o efeito isolado de uma variação de preço sobre a procura de determinado bem, independentemente do efeito de outras variáveis que afetam a procura, como a renda do consumidor, gastos e preferências etc.
3. Qual o principal campo de atuação da teoria microeconômica?
A Microeconomia, ou Teoria de Preços, é a parte da teoria econômica que estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados nos quais operam. A Microeconomia preocupa-se mais com a análise parcial, com as unidades (consumidores, firmas, mercados específicos). Deve ser observado que a Microeconomia não tem seu foco específico na empresa (não deve ser confundida com Administração de Empresas), mas no mercado no qual as empresas e consumidores interagem, analisando os fatores econômicos que determinam tanto o comportamento