Lista de exercícios de Sistemas de Tempo Real
ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
Sistemas de Tempo-Real
Lista de Exercícios 01
Rogério Brito Ramos
04/10/2010
1) Por que é importante aprender sobre sistemas de tempo-real?
Algumas aplicações para serem consideradas corretas não bastam apenas gerar um resultado coerente, é necessário que esses resultados sejam gerados dentro de um prazo. Porque o não atendimento desses prazos pode gerar graves prejuízos como perda de vidas humanas e danos materiais. Para tais aplicações, é necessário projetar sistemas que ofereçam garantias para que tais prazos possam ser atendidos. 2) Cite 5 exemplos de sistemas de tempo-real e explique porque são.
• Sistemas de controle de freio: no momento que o freio é ativado, o sistema tem uma rígida restrição para atender essa tarefa, caso contrário, uma tragédia poderá acontecer.
• Sistema que controla o movimento de um robô: caso o prazo não seja respeitado, a trajetória do robô estará equivocada.
• Sistema de Controle de tráfego aéreo: restrições de tempo altamente rigorosas, pois vidas humanas estão em risco caso o sistema falhe.
• Jogos Virtuais: restrições temporais pouco rigorosas, mas o não atendimento compromete a qualidade e pode causar prejuízos ao fabricante, devido à propaganda negativa dos erros.
• Sistema de monitoramente de pacientes: altamente rigoroso, os atrasos colocam a vida do paciente em risco.
3) Defina tarefa e instância de tarefa.
Tarefa é um conjunto de códigos de software que deverá ser executada sempre que for selecionada pelo escalonador ou despachante.
Instância da tarefa é a execução da tarefa, ou seja, toda vez que a tarefa é executada seus valores correspondem à instância.
4) O hardware de tempo-real é muito diferente do hardware convencional?
Quais cuidados devem ser tomados para implementação de arquiteturas de hardware para tempo-real?
O requisito fundamental para o hardware de tempo-real é a previsibilidade, ou seja, o comportamento da