Lista de exercício sobre SO
1: A função de um controlador de E/S é controlar o dispositivo de E/S, além de manipular acessos ao "bus''. Quando um programa precisa de dados do disco, por exemplo, ele envia um comando ao controlador de disco, que emite comandos como ``seek'' à unidade de disco. Também é tarefa do controlador receber os bits lidos do disco, montá-los em palavras, gravando-as na memória.
2: Um driver é um software que permite que o computador se comunique com o hardware ou com os dispositivos. Sem um software de driver, o hardware conectado —por exemplo, uma placa de vídeo ou impressora— não funcionará corretamente.
3: Um controlador de DMA gerencia vários canais de DMA, cada canal pode ser programado para realizar uma sequência de transferências. Dispositivos, normalmente periféricos de E/S, que necessitam enviar ou receber dados sinalizam para o controlador de DMA enviando um sinal de requisição de DMA (DRQX, com X igual ao número do canal). Um sinal de DRQX para cada canal é roteado para o controlador. Este sinal é monitorado e respondido da mesma forma que o processador gerencia interrupções. Quando o controlador de DMA recebe o sinal de requisição de DMA (DRQX), o controlador responde realizando uma ou mais transferências do dispositivo de E/S para a memória ou vice versa. Os canais do DMA precisam ser habilitados pelo processador para que o controlador de DMA responda aos sinais de DRQX. O número de operações efetuadas, modos de transferências usados, e locações de memória possíveis dependem de como os canais de DMA são programados.
4: O principal objetivo do software gerenciador de E/S é padronizar ao máximo o acesso e controle dos dispositivos, permitindo a inserção de novos dispositivos no sistema computacional sem a necessidade de um outro software auxiliar.
5: Esse conceito trabalha sobre a possibilidade de escrever programas capazes de acessar um dispositivo E/S sem que seja necessário um conhecimento prévio sobre qual é o dispositivo. Ou