Cine
Centro de Ciências Sociais
Faculdade de Direito
O JULGAMENTO DA ANTÍGONA: PRINCIPAIS DILEMAS JURÍDICOS E
MORAIS
RIO DE JANEIRO
2013
Giovana
Guilherme da Silva Medeiros
Lisandra Ramos Duque Estrada
O JULGAMENTO DA ANTÍGONA: PRINCIPAIS DILEMAS JURÍDICOS E
MORAIS
Trabalho apresentado à Faculdade de Direito da UERJ, disciplina Introdução ao Estudo do Direito I, como um dos requisitos para a aprovação, sob orientação do Prof. Dr. José Ricardo Cunha.
RIO DE JANEIRO
2013
Sumário
1 – Introdução ----------------------------------------------------------------------------- pp. 1.1 – Da obra ------------------------------------------------------------------------- pp. 1.2 – Do contexto histórico ----------------------------------------------------------- pp.
2 – Dilemas Jurídicos e morais --------------------------------------------------------- pp. 2.1 – Do Direito Natural ---------------------------------------------------------------- pp. 2.2 – Do Direito Positivo ------------------------------------------------------------- pp.
3 – Abordagem atual ---------------------------------------------------------------------- pp.
4 – Conclusão -------------------------------------------------------------------------------- pp.
5 – Referências Bibliográficas ------------------------------------------------------------ pp.
1 Introdução
1.1 Da obra
Escrita pelo filósofo grego Sófocles (497 a.C. – 406 a.C.), “Antígona” é integrante da Trilogia Tebana e representa uma importante fonte para a compreensão do direito penal da Grécia antiga e dos dilemas jurídicos morais.
Filha de um incestuoso casamento entre a rainha Jocasta e Édipo, a jovem Antígona tem seus dilemas iniciados no momento em que seus irmãos Polinices e Etéocles duelam e ferem-se mutuamente causando ambas