Lista de Exercicios
(TEORIA DA DEMANDA E ELASTICIDADE)
1) Considerando que no período das festas cristãs da quaresma e na sexta-feira santa explique o que acontecerá com a demanda e com os preços do peixe e da carne.
Justifique sua explicação utilizando a Lei da Oferta e da Procura e também a natureza dos bens em questão.
2) O mercado de remédios modificou-se depois da criação do medicamento genérico.
Tendo em vista a elasticidade, explique 1) O que podemos dizer a respeito do remédio em si? 2) Como o remédio genérico muda o panorama ou não muda? Se muda explique como tendo em vista a elasticidade.
3) A propaganda e a concorrência são elementos fundamentais para a elasticidade.
Explique se essa afirmação é correta e por quê? 2) Explique também qual o impacto tanto num caso como no outro sobre as receitas, as quantidades vendidas e sobre a lucratividade.
4) Suponha a demanda de soja (por saca) dada por QD = 50.000 – 600p e o comportamento da oferta é dado por QO = 15.000 + 400p. Defina qual é o preço de equilíbrio e a quantidade de equilíbrio.
4.1 Suponha que, a população, por reconhecer as propriedades benéficas da
ISOFLAVONA contidas na soja mudam seus hábitos de consumo e o comportamento da demanda de soja muda para QD = 70.000 – 700p. Como a soja é tipicamente um produto inelástico e depende da natureza, a curto prazo o comportamento da oferta não se alterará. Assim aponte o que acontecerá com o preço da saca de soja, qual será esse preço e qual será a quantidade de equilíbrio?
4.2. Suponha que o governo, em ano eleitoral e querendo favorecer seu candidato, sabedor do novo hábito de consumo da população, numa medida populista resolve tabelar em R$ 40,00 reais a saca de soja. O que acontecerá com o mercado?
5) Com o objetivo de manter uma certa regularidade no mercado o governo estipula políticas de preços mínimos e estoques reguladores. Suponha uma demanda de sacas de arroz é dada por QD = 60.000 – 400p e a