LISTA DE EXERCiCIOS solos
LISTA DE EXERCÍCIOS – SOLOS
Acadêmico (a): Paulo Roberto Stingelin Junior Nota:
Data: 16/03/2015
1) Defina solo. Como podem ser classificados? Explique.
O solo é a camada superficial da crosta terrestre, sendo formado basicamente por aglomerados minerais e matéria orgânica oriunda da decomposição de animais e plantas. Esse elemento natural é de fundamental importância para a vida de várias espécies. O solo serve de fonte de nutrientes para as plantas, e a sua composição interfere diretamente na produção agrícola. Entre os fatores que contribuem para a caracterização do solo estão o clima, a incidência solar, a rocha que originou o solo, matéria orgânica, cobertura vegetal, etc. O solo pode ser classificado em arenoso, argiloso, humoso e calcário.
2) Diferencie solo argiloso de solo arenoso. Explique.
Solo arenoso: possui grande quantidade de areia. Esse tipo de solo é muito permeável, pois a água infiltra facilmente pelos espaços formados entre os grãos de areia. Normalmente ele é pobre em nutrientes.
Solo argiloso: é formado por grãos pequenos e compactos, sendo impermeável e apresentando grande quantidade de nutrientes, característica essencial para a prática da atividade agrícola.
3) Quais são os estados de consistência do solo? Explique.
CONSISTÊNCIA DO SOLO SECO - Um solo está seco quando o conteúdo de umidade está em equilíbrio com o ar ambiente, em tempo seco. A consistência do material do solo quando seco é caracterizada pela Dureza ou Tenacidade, ou seja, pela rigidez, quebrajosidade, fragilidade, máximo de resistência à ruptura, maior ou menor susceptibilidade ao esmagamento e fragmentação, impossibilidade do material fragmentado de agregar-se outra vez, quando comprimido.
CONSISTÊNCIA DO SOLO ÚMIDO - A consistência quando úmido é caracterizada pela friabilidade. A friabilidade caracteriza a facilidade de ruptura da massa do solo úmido. As condições para as quais um solo exibe friabilidade são também