Lista De Exerc Cios De F Sica Ondulat Ria
1. As posições (x) de duas partículas A e B que oscilam em movimento harmônico simples (MHS) são dadas em função do tempo (t) pelos gráficos a seguir Determine as funções horárias das posições (x) dos dois corpos.
2. O gráfico abaixo mostra a posição em função do tempo de uma partícula em movimento harmônico simples (MHS) no intervalo de tempo entre 0 e 4 s.
A partir do gráfico, determine a função horária da posição (x) desse MHS.
3. O gráfico abaixo mostra a posição (x) em função do tempo (t) de uma partícula em movimento harmônico simples (MHS) no intervalo de tempo entre 0 e 10 s. A partir desse gráfico, determine a função horária da posição (x) desse MHS.
4. Duas partículas descrevem movimentos harmônicos simples representados nos gráficos (I) e (II) a seguir.
Determine as funções horárias das posições (x) das duas partículas.
5. Uma partícula oscila com um movimento harmônico simples de período T = 0,5 s. Inicialmente, está na posição de equilíbrio, com velocidade 10 m/s, na direção dos x decrescentes. a-) Escrever as expressões da posição, velocidade e aceleração em função do tempo. b-) Esboce o gráfico da posição em função do tempo.
6. Um corpo de 50 g, preso à extremidade de uma mola ideal (constante elástica = 3,2 N/m) comprimida de 30 cm, é abandonado do repouso da posição A da figura abaixo. A partir desse instante, o corpo inicia um movimento harmônico simples. Despreze os atritos e adote o eixo x com origem no ponto de equilíbrio do corpo (ponto O) e sentido para a direita. Determine a função que mostra a posição (x) desse corpo em função do tempo, no Sistema Internacional. Esboce um gráfico da posição (x) em função do tempo (t).
7. Enquanto uma folha de papel é puxada com velocidade constante sobre uma mesa, uma caneta executa um movimento de vai e vem perpendicularmente à direção de deslocamento do papel, deixando registrado na folha um traço em forma senoidal. A