Lista 2 CM rea1
ESCOLA DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE MATERIAIS
CIÊNCIA DOS MATERIAIS – 2015/1 – PROFª LISETE CRISTINE SCIENZA
ALUNAS: JÚLIA LERINA WESOLOWSKI E RAQUEL PISCHKE GARSKE
LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 2 – CAP. 2 – ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÕES QUÍMICAS
1- Qual a massa em repouso e a carga de um elétron, próton e nêutron? Qual a relação destes valores entre estas partículas?
Massa do elétron em repouso: 9,109 389 x 10-31 kg;
Massa do próton em repouso: 1,672 623 x 10-27 kg;
Massa do nêutron em repouso: 1,674 928 x 10-27 kg.
2- Compare o raio iônico (cátion e ânion) de um mesmo elemento com o raio de seu átomo neutro. Explique as diferenças de valores.
Raio atômico do Fe: 0,124nm;
Raio iônico do Fe 2+: 0,074nm;
Raio iônico do Fe 3+: 0,064nm.
A diferença de tamanho do raio se dá pelo fato de que o cátion é o elemento que perdeu elétrons e os elétrons são as partículas que dão "volume" ao átomo (prótons e nêutrons se encontram bem compactados no núcleo atômico). Se fosse um ânion, o raio iônico seria maior que o atômico.
3- O que são os números quânticos? O que cada um deles significa?
O números quânticos definem a identidade de cada elétron num mesmo átomo. São eles:
1. Número quântico principal (n): representa aproximadamente a distância do elétron ao núcleo. É primariamente responsável pela determinação da energia do elétron, do tamanho do orbital ocupado pelo elétron e da distância do orbital ao núcleo.
2. Número quântico secundário "azimutal" (i): Representa a forma do orbital. Assim, os orbitais s são esféricos, os orbitais p têm a forma de halteres ou de um oito, etc.
3. Número quântico magnético (m): Descreve a orientação do orbital no espaço. O número m pode ter qualquer valor inteiro entre +I e –I, inclusive zero.
4. Número quântico spin (ms): Descreve a rotação do elétron em torno do seu eixo. O número ms pode ter somente os valores +1/2 e -1/2. Dois elétrons de um mesmo orbital apresentam os três primeiros números