Lisboa
Introdução
Biografia
Roteiro Pessoano
Entrevistas
Conclusão
Bibliografia
INTRODUÇÃO
A realização deste trabalho ocorreu no âmbito da disciplina de Português aquando do estudo da obra de Fernando Pessoa, tanto ortónimo como de três dos seus cento e vinte sete heterónimos, nomeadamente Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.
O trabalho que nos foi proposto pela Exma. Srª. Professora Filomena Rolão, consistiu na visita a locais da capital portuguesa, Lisboa, pelos quais Fernando Pessoa passou, tanto a nível pessoal como profissional. Esta visita tinha como objetivo o apurar se Fernando Pessoa continua vivo pelas ruas de Lisboa, e na vida dos seus transeuntes.
Mais uma vez, e à semelhança do trabalho do passado ano letivo (sobre Lisboa Queirosiana), a concretização deste trabalho culminou não só num realização a nível académico mas também a nível pessoal, uma vez que nos permite conhecer melhor ou de outra maneira, esta que é a capital do nosso país.
BIOGRAFIA
Fernando António Nogueira Pessoa, nascido a 13 de Junho de 1888, dia de Santo António, no Largo de São Carlos em Lisboa, filho de Maria Madalena Pinheiro Nogueira e de Joaquim de Seabra Pessoa.
Devido à morte do seu pai, causada por tuberculose, em Julho de 1893, tinha Fernando Pessoa apenas 5 anos, a sua família viu-se obrigada a leiloar parte dos seus bens e a mudar-se para uma casa mais modesta na Rua de São Marçal nº 104. Seis meses após a morte do seu Pai também o seu irmão Jorge, de apenas um ano, morreu também vitimado pela tuberculose.
Um ano após ter enviuvado, Maria Madalena, enamora-se com João Miguel Rosa, para Durban, na África do Sul, onde o poeta permaneceu cerca de dez anos.