Surgimento da Sociologia
Ocorre num contexto histórico específico, que coincide com a queda do feudalismo e o início docapitalismo, os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista, não surgiu antes porque o período pré-capitalista não teve bruscas mudanças, não sendonecessário uma investigação aguçada do que estava ocorrendo na sociedade. Ela surge como uma resposta intelectual aos acontecimentos existentes na Europa do Séc. XIX.
2. Situe brevemente a Sociologiaconsiderando as Revoluções do Século XVIII:
Profundas transformações aconteceram após a Revolução Industrial, Revolução Francesa e a Revolução Cultural do Iluminismo, a exploração trabalhista deoperários, disciplina severa nas fábricas, entre outras, gerou uma situação de miséria e opressão. Então, a Sociologia precisava partir para a ação em que melhores condições fossem estipuladas à sociedade,reformando-a e a modificando-a.
3. Como Durkheim viu a Sociologia no final do século XIX?
Durkheim percebeu que a Sociologia precisava captar e buscar soluções para os problemas sociais, com um fimde manter o bom funcionamento da sociedade, tendo em consequencia, um controle na manutenção da mesma. Para que isso fosse possível, ele via que tinha que focar na formação moral dos indivíduos paraneutralizar as crises econômicas e políticas, e não impor medidas econômicas. Em seu ver, incentivar a moderação nos interesses econômicos, enfatizar a noção de disciplina e de dever, assim comodifundir o culto à sociedade, às suas leis e à hierarquia existente, que,devido à velocidade das transformações e progressos, não tinha se atentado a criar um conjunto de regras morais para uma sociedade emharmonia.
4. Qual a função da Sociologia na perspectiva Marxista?
Diante dos freqüentes conflitos de classe na sociedade contemporânea, a função da sociologia,na perspectiva de Marx, não era