Liquidos e solucoes
Algumas propriedades fundamentais dos líquidos são a viscosidade, a tensão superficial, temperatura e pressão crítica e pressão de vapor.
A viscosidade resistência de um líquido para fluir (quanto maior a viscosidade de um líquido, mais lentamente ele flui). Para uma determinada substância, a viscosidade diminui com o aumento da temperatura (maior energia cinética das moléculas, maior a facilidade para vencer as forças intermoleculares). A viscosidade depende também do fato de existirem ou não características estruturais que façam as moléculas tornarem-se emaranhadas.
A tensão superficial é a energia necessária para aumentar a área superficial de um líquido em quantidade unitária.
Temperatura crítica é temperatura mais alta na qual uma fase líquida distinta pode formar-se. Acima da temperatura crítica, nenhuma quantidade de pressão provocará a formação da fase líquida. Em outras palavras: é inútil tentar liquefazer um gás aplicando-lhe pressão se ele estiver acima de sua temperatura crítica. A pressão crítica é a pressão necessária para levar à liquefação a essa temperatura crítica.
A pressão de vapor de um líquido é a pressão exercida por seu vapor quando o estado líquido e de vapor estão em equilíbrio dinâmico. Um líquido entra em ebulição quando sua pressão de vapor for igual à pressão externa agindo na superfície do líquido. A temperatura de ebulição aumenta com o aumento da pressão externa. O ponto de ebulição de um líquido a 1 atm é chamado ponto de ebulição normal.
Um diagrama de fase é um gráfico que resume as condições de equilíbrio existentes entre os diferentes estados da matéria, além de permitir determinar a fase de uma