Liquido Amniotico 8 Periodo
LIQUIDO AMNÍOTICO
É um fluido que envolve o embrião, tem um papel muito importante na gestação, ele envolve o bebê, protege o umbilical de compressões auxiia no desenvolvimento pulmonar, mantem a temperatura especifica dentro da bolsa e é um importante indicador do estado da vitalidade fetal. O estudo do volume do LA tem fundamental importância na avaliação da morbidade e mortalidade perinatais, identificação de anomalias congênitas, predição de crescimento intra-uterino restrito e insuficiência placentária.
A avaliação do volume de L.a é feita através da ultrassonografia, consiste no método subjetivo que é totalmente dependente da experiência do ultra-sonografista,
Existe também os métodos semiquantitativos:
A) Técnica da medida do bolsão vertical: Introduzida por Chamberlain et al.(1), que mede o maior bolsão vertical, livre de cordão e partes fetais, visualizado por meio da ultra-sonografia. Considera-se normal quando o maior bolsão mede entre 20 mm e 80 mm. Esta técnica tem a vantagem de ser simples e reprodutível, e provavelmente a melhor técnica para avaliação do LA em gestações múltiplas.
B) Introduzido por Phelan et al.(2), utiliza a medida do maior bolsão vertical em cada um dos quatro quadrantes do útero. O transdutor deve ser posicionado no plano sagital da paciente e perpendicular ao seu plano coronal. Deve-se tomar o cuidado de não angular o transdutor para acomodar à curvatura do útero. As medidas de cada bolsão devem estar livres de alças de cordão e partes fetais. Bolsões muito pequenos, menores de 5 mm, não devem ser medidos.
C) Técnica da medida bidimensional do maior bolsão (MBMB) – Introduzida por Magann et al.(4), multiplica a medida do maior diâmetro vertical utilizando-se a técnica do MBV pelo maior diâmetro horizontal. O bolsão escolhido deve estar livre de alças de cordão e partes fetais. Os valores de normalidade são definidos entre 15,1 cm² e 50,0 cm