Liquidez e fluxo de caixa:
Carlos Alexandre Sá
Dissertação apresentada à Banca Examinadora da Escola de Pós Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, como exigência parcial para a obtenção do título de Mestre em Finanças e Economia Empresarial, sob a orientação da Professora Doutora Sílvia Valadares e do Professor Doutor João Victor Issler.
Mestrado Profissionalizante em Finanças e Economia Empresarial EPGE – FGV Rio de Janeiro 2004
Resumo
Muitos são os trabalhos que abordam o fluxo de caixa como instrumento de avaliação de investimentos e projetos. No entanto, principalmente no Brasil, é escassa a literatura que trata do fluxo de caixa como instrumento de gestão da liquidez. O assunto é especialmente relevante e atual pois, no momento, entre as alterações na Lei 6.404/76 que estão em estudo, consta a substituição do Demonstrativo de Origens e Aplicações de Recursos pelo Demonstrativo de Fluxo de Caixa, a exemplo do que vem ocorrendo em diversos outros países1. Este trabalho procura reunir algumas informações relevantes existentes sobre o assunto, aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos de geração de liquidez, explorar algumas hipóteses que ainda não foram consideradas e propor um método de análise e interpretação que permita ao administrador conhecer melhor o comportamento de seu negócio de forma a aprimorar seu processo decisório a partir do fluxo de caixa.
1
MARQUES, José Augusto Veiga da Costa, BRAGA, Roberto. Demonstração de Fluxos de Caixa. São Paulo:Revista de Contabilidade, 2003.
Abstract
There are many works addressing cash flow as an instrument of investment and project analysis. However, especially in Brazil, the literature addressing cash flow as an instrument of liquidity administration is relatively scarce. This issue is particularly relevant for, right