Lipidios
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
LARINGE, FARINGE, TRAQUEIA, PULMÃO, NARIZ E CAVIDADE NASAL
JACAREZINHO, PR
LIPÍDIOS
Trabalho apresentado à UENP, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Licenciatura em Educação Física, disciplina de Anatomia.
Jacarezinho, PR
2012
LIPÍDIOS
Os lipídios, que também são conhecidos como gorduras, são moléculas orgânicas compostas por oxigênio, hidrogênio e carbono. Alguns outros elementos também estão presentes na composição dos lipídios, como por exemplo, o fósforo. A principal característica dos lipídios, talvez seja a sua insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes apolares.
São de fundamental importância no organismo humano pois realizam funções extremamente vitais. Fornecem energia para as células, compõem a membrana celular, atuam como isolantes térmicos em alguns animais e facilitam determinadas reações químicas nos organismos animais.
Ácidos graxos são ácidos carboxílicos de cadeia alifática. São componentes orgânicos, ou seja, possuem carbono e hidrogênio em suas moléculas. Este tipo de ácido é produzido quando as gorduras são quebradas. São solúveis em água e podem ser classificados em: monoinsaturados, poliinsaturados e saturados.
Os ácidos graxos podem ser encontrados em óleos vegetais e gorduras animais, e são considerados gorduras boas, por isso devem sempre estar inclusos na dieta alimentar. Principalmente os ácidos graxos poliinsaturados que confere ao organismo alguns benefícios. Um ácido graxo essencial é um ácido graxo poliinsaturado que é sintetizado por plantas, mas não pelo corpo humano e, por isso, deve estar incluso na dieta alimentar. Os ácidos graxos essenciais para a alimentação humana são o ácido linolênico e o ácido linoleico. Existe outro ácido conhecido como Omega-9, mas este pode ser facilmente produzido pelo organismo, ao