Linux
Pode-se denominar de material de laboratórios os instrumentos e equipamentos utilizados pelos cientistas para a manipulação específica em física, em química ou em bioquímica para a realização de experiências, reunir dados e efetuar medições. Dentre os materiais de vidro encontrados com maior frequência nos laboratórios de químicas, destacam-se: * Balão de fundo chato: Este é um material muito utilizado para o aquecimento e preparação de soluções, podendo realizar reações com desprendimento de gases. Seu uso é de grande semelhança com o balão de fundo redondo, no entanto, é mais apropriado para os aquecimentos sob refluxo e conta com a possibilidade de ser apoiado em superfícies planas.
* Balão de fundo redondo: Sua destinação é semelhante ao balão de fundo chato, sendo indicado para destilações químicas e também para aquecimentos sobre refluxo.
* Balão de destilação: É um instrumento usado na área química para a realização de destilação, o qual se conecta a um condensador. É fabricado por vidro de borosilicato, mais conhecido comercialmente como pirex.
* Balão volumétrico: O balão volumétrico ou também conhecido como balão graduado, é um frasco muito utilizado para a preparação e diluição de soluções com volumes pré-fixos e precisos. Este possui um traço de aferição no gargalo, e podem ter volumes diferentes, isto é, entre 5 ml a 10 l.
* Balão Erlenmeyer: O balão de Erlenmeyer, que em alemão é conhecido de Erlenmeyerkolben, é um frasco utilizado como recipiente em laboratórios, o qual foi uma vidraria inventada pelo alemão Emil Erlenmeyer, originando o tal nome.
* Proveta: A proveta é um instrumento cilíndrico de medida para soluções aquosas, ou melhor, líquidos. Possui uma escala de volumes rigorosa, sendo encontrada facilmente em plástico ou vidro, e com volumes que variam entre 5 a 2.000 mililitros.
* Frasco Kitassato: O frasco de Kitassato constitui a aparelhagem das