LINUX
Linux é um sistema operacional livre. É um dos mais conhecidos exemplos de desenvolvimento com código aberto e de software livre. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente.
É um Kernel (é o componente central de qualquer sistema operacional, contendo as principais tarefas de gerenciamento) desenvolvido a partir de 1991 por Linus Torvalds, unido a centenas de interessados (voluntários e empresas como a IBM, a HP e outras), capaz de rodar em múltiplas arquiteturas (do palm ao mainframe) e que, aliado a ferramentas providas por terceiros (e.g. GNU, KDE, Apache, PHP) forma um sistema operacional robusto e flexível. O sistema operacional resultante da união entre o Kernel do Linux e as ferramentas de terceiros pode ser chamado de GNU/Linux ou apenas de Linux - a variação ocorre por razões ideológicas.
O Linux tornou-se um sistema capaz de funcionar no maior número de computadores possíveis. É utilizado em aparelhos de supercomputadores, até celulares, e ainda está ganhando popularidade no mercado de computadores pessoais.
As distribuições de GNU/Linux começaram a receber uma popularidade desde a segunda metade dos anos 90, sendo uma alternativa livre para competir com os sistemas operacionais Microsoft Windows e Mac OS. O sistema tornou-se popular no mercado de Desktops e Servidores, principalmente para a Internet e servidores de Bando de Dados.
http://br-linux.org/tutoriais/apostila_linux.sxw.pdf
2 CARACTERÍSTICAS
É de graça e desenvolvido voluntariamente por programadores experientes, hackers, e contribuidores espalhados ao redor do mundo que tem como objetivo a contribuição para a melhoria e crescimento deste sistema operacional;
Convivem sem nenhum tipo de conflito com outros sistemas operacionais (como o DOS, Windows, OS/2) no mesmo computador;
Suporte a nomes extensos de arquivos e diretórios (255 caracteres);
Conectividade com outros tipos de