linux
Carlos E. Morimoto criou 1/jun/2006 às 02h0012
Instalando
O Samba é dividido em dois módulos: servidor e cliente, e isto permite acessar compartilhamentos em outras máquinas (tanto Linux quanto Windows). São independentes, O cliente pode ser instalado num desktop e o servidor, apenas nas máquinas que forem compartilhar arquivos; isto oferece segurança a rede de uma forma geral.
O Swat, feramente gráfica, auxilia na configuração, mas é opcional, pois a configuração também pode ser feita manualmente pelo arquivo smb.conf.
Com o pacote devidamente instaldo, são necessários comandos para inicializa-lo:
# /etc/init.d/samba start
# /etc/init.d/samba stop
http://www.hardware.com.br/livros/linux-redes/instalando-1.html
Cadastrando os usuários
Depois de instalado, o próximo passo é cadastrar os logins e senhas dos usuários que terão acesso ao servidor. Esta é uma peculiaridade do Samba: ele roda como um programa sobre o sistema e está subordinado às permissões de acesso deste. Por isso, ele só pode dar acesso para usuários que, além de estarem cadastrados no Samba, também estão cadastrados no sistema.
Existem duas abordagens possíveis. Você pode criar usuários "reais", usando o comando adduser ou um utilitário como o "user-admin" (disponível no Fedora e no Debian, através do pacote gnome-system-tools). Ao usar o adduser, o comando fica:
# adduser maria
Uma segunda opção é criar usuários "castrados", que terão acesso apenas ao Samba. Esta abordagem é mais segura, pois os usuários não poderão acessar o servidor via SSH ou Telnet, por exemplo, o que abriria brecha para vários tipos de ataques. Neste caso, você cria os usuários adicionando os parâmetros que orientam o adduser a não criar o diretório home e a manter a conta desativada até segunda ordem:
# adduser --disabled-login --no-create-home maria
Isso cria uma espécie de usuário fantasma que, para todos os fins, existe e pode acessar arquivos do