Questões do Capítulo 2 do Livro de Rosseti - Intro à Economia
636 palavras
3 páginas
QUESTÕES DO CAPÍTULO 3 DO LIVRO DE ROSSETI1 Diferencie, conceituando cada uma delas, as três seguintes categorias de elementos constitutivos dos sistemas econômicos: estoque de fatores, quadro de agentes econômicos e complexo de instituições.
2 São três os agentes econômicos que interagem dentro de determinado sistema econômico: unidades familiares, empresas e governo. Destaque os papéis de cada um.
3 Qual é o tçipo de unidade familiar de maior ocorrência no Brasil? De onde provém seus rendimentos e que características relevantes podem ser destacadas na estrutura de seus dispêndios?
4. Empresas e unidades de produção são expressões sinônimas do ponto de vista da teoria econômica. E esta categoria de agente econômico é heterogênea sob diversos aspectos. Discorra sobre essa heterogeneidade, sob os aspectos tamanho, estatutos jurídicos, origens e controle, formas de gestão e natureza dos produtos.
5 A interação dos agentes econômicos fundamenta-se em dois fatores: a diversidade das necessidades humanas e a diversidade das capacitações pessoais. Mostre como esses fatores levaram à especialização, à divisão do trabalho e às trocas. E relate os benefícios daí decorrentes.
6 Conceitue o escambo e explique por que esse sistema de trocas exige os dois seguintes requisitos: - Existência de necessidades coincidentemente inverso entre os parceiros das trocas.
- Fixação das relações de valor entre os produtos envolvidos, para a efetivação das trocas – ou, mais simplesmente, fixação de relações de trocas.
7 O primitivismo do escamo é superado com o emprego de mercadorias-moedas. A propósito dessa evolução, discuta os seguintes aspectos:
- Características que as mercadorias-moeda devem reunir.
- Motivo da ocorrência de grande variedade de mercadorias-moeda, em diferentes épocas e regiões.
- Vantagens e benefícios sociais da utilização de mercadorias-moeda.
- Principais problemas apresentados pelas mercadorias-moeda.
8 Discuta as causas e