Linux x windows
Configurar um servidor Linux é considerado algo complicado por muitos usuários que acham o sistema complexo por ser gerido através de linhas de comando. Mas, hoje, isso não é mais uma verdade absoluta. Existem inúmeras distribuições que contém ferramentas de configuração extremamente intuitivas e de fácil utilização. Além disso, quase todas as distribuições podem ser configuradas com servidor, uma vez que os serviços utilizados como o Apache, Bind, MySQL, e outros, são sempre os mesmos, alterando-se apenas a forma como são instalados.
Servidor Windows ou Servidor Linux?
Os Linux (como já falamos) e Windows. Mas, como escolher entre eles e como determinar qual é a melhor opção?
Para isso, você deve entender que os servidores Windows estão habilitados a rodar qualquer aplicação criada especialmente para esse sistema operacional e ainda garantem uma boa interação com aplicações desenvolvidas em linguagens e tecnologias da Microsoft. Assim, se você vai utilizar plataformas desenvolvidas pela Microsoft, escolha sempre os servidores baseados em Windows; especialmente se busca integração do back office com ferramentas como Microsoft Frontpage, Microsoft Access, ou Microsoft SQL. Também é possível rodar aplicações desenvolvidas em ASP (Active Server Pages), Visual Basic Scripts, etc…
Por sua vez, os servidores baseados em Linux têm grande preferência por parte da clientela corporativa. Isso se deve a robustez e a grande resistência às altas taxas de tráfego e “Server loads”. Além disso, os servidores Linux têm reconhecida mundialmente a sua