CURSO TÉCNICO EM MARKETING
1º SEMESTRE - NOITE
DISCIPLINA: MIDIAS DIGITAIS
PROFESSOR: ROBSON LISBOA
Cotia - São Paulo
2015
Linked in
O que é?
Linked in é uma rede social online para utilização estritamente profissional. Serve para encontrar um emprego, descobrir malas diretas, entrar em contato com possíveis parceiros de negócios. Conectar-se a profissionais de todo o mundo; conectar amigos profissionais; conectar profissionais conhecidos e desconhecidos; realizar o marketing pessoal digital; facilitar busca por empresas; agilizar a vida social virtual de profissionais; entre outras utilidades. Por ser uma rede social com foco no mundo corporativo, o Linked in passou a ser mais que apenas outra rede social e se transformou em um verdadeiro centro de promoção, divulgação e aperfeiçoamento profissional. O networking nessa rede tornou-se passagem obrigatória para quem busca evolução profissional.
Como surgiu?
A empresa teve inicio em meados de 2002. Naquela altura, a internet tinha perdido alguma da sua credibilidade, principalmente depois das quedas em bolsa de muitas empresas. Mas esta situação era algo que agradava a Hoffman. "Podíamos mostrar às pessoas que tínhamos algo interessante e que poderia ser uma vantagem. Começamos devagar nos primeiros dias, para termos certezas de que o sistema funcionava. Não me recordo bem, mas penso que na altura as 13 pessoas que estavam associadas à empresa convidaram outros 112 amigos."
O desafio inicial do Linked in era o de conseguir um milhão de pessoas, de modo a que o
Linked in pudesse ser considerado valioso no mercado. Por esse motivo, o ano de 2003 foi dedicado a conseguir que o Linked in conseguisse ser um site mais viral. "Eu sempre quis ter um milhão de pessoas, para depois conseguir construir um negócio em cima disso. Eu tenho a certeza que não estava a pensar num modelo de negócio, mas sim numa forma de o tornar conhecido".
Em 2005, o Linked in lançou três possíveis fontes de receita. O