linhas de transmissão
Aracruz-ES
Junho de 2014
João Carlos Oliveira Neto
Marques Cruz Soares
Linhas de transmissão
Aracruz-ES
Junho de 2014
1.0 - Introdução:
Linha de transmissão é um circuito elétrico que interliga diferentes tipos de subestações (elevadora, abaixadora, de transmissão), cujo objetivo é o transporte da energia elétrica. Para se caracterizar esse transporte de energia elétrica como linha de transmissão, a tensão da linha deve ser superior a 138kV. Abaixo desses valores, temos linhas de subtransmissão e distribuição. Este documento contém as principais linhas de transmissão e seus tipos.
2.0 – Tipos de linha de transmissão
Existem diferentes tipos de linha de transmissão. Por isso, elas seguem alguns critérios de classificação. Esses critérios estão listados a seguir.
2.1 – Níveis de Tensão
As linhas de transmissão são classificadas, em primeiro lugar, de acordo com seu nível de tensão. Algumas variáveis influenciam no nível de tensão a ser transportada por uma linha. Essas variáveis são a potência a transportar, o comprimento dessa linha e o custo para sua instalação. O nível de tensão deve ser alto para reduzir as perdas, pois a seção do condutor é menor. De acordo com a voltagem de transmissão há as seguintes classificações de Linhas de Transmissões.
Subtransmissão
Linhas de subtransmissão são as linhas que operam em 69kV e 138kV, que, normalmente passam nos centros urbanos.
Alta Tensão (AT)
São as linhas de transmissão com tensão entre 36kV e 230kV.
Extra Alta Tensão (EAT)
São as linhas de transmissão com tensão entre 230kV e 765kV.
2.2 – Formas de Construção
Outra forma de classificar a linha de transmissão é segundo a sua forma de construção. A linha pode ser construída