linha do tempo
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO-PROGAD
CENTRO DE EDUCAÇÃO –CED
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA –NECAD
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Profª: Ana de Sena
Aluna: Vera Lúcia Sá da Silva
Filme: Narradores de Javé - pontos negativos, positivos e a oralidade
O filme Narradores de Javé, mostra a pobreza associada a exclusão social, percebida na falta de conforto e nas ausências, seja de educação formal, seja de assistência a saúde ou de outras benfeitorias urbanas.
Os pontos positivos do filme é a integração dos moradores para resgatar a história do povoado, pois, fatos envolve tensões entre presente e passado.
A oralidade é constante, pois, por falta da escrita todos tem dificuldade em colocar os fatos no papel para construir um livro, poderão salvar as permanências dos patrimônios histórico e cultural.
Já que a história é a memória científica do passado, isso quer dizer que o fazer histórico deverá garantir sua validade por meio de fundamentos criteriosos que busca a verdade dos fatos históricos.
Para levantar uma discussão em relação aos métodos da escrita e da história, nós professores devemos utilizar diferentes mecanismos didáticos com nossos educandos, um deles é o uso de filmes explorando a vivência cotidiana dos alunos em relação ao recurso usado.
O filme proporciona aos professores conduzir uma discussão pertinente não só quanto ao conceito da história, mas, também quanto as questões importantes de uma sociedade, como cultura, costumes, tradições que são poderes simbólicos que constituem a identidade de um determinado grupo social. Assim, usando métodos diferenciados para melhor entender o estudo da história, ter um contato dos alunos com novas ferramentas para se conseguir um aprendizado de qualidade.
UNIVERSIDADE DO CEARÁ–UECE
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO-PROGAD
CENTRO DE EDUCAÇÃO –CED
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA –NECAD