Linha do tempo e-books
E-books ou Eletronic Books são livros eletrônicos ou publicações digitais que estão disponíveis na internet em diversos formatos e que podem ser descarregados para o computador ou para o leitor através de downloads.
A ideia de criar livros em formatos digitais surgiu antes do que pensam.
A primeira ideia e tentativa de criar e difundir os livros digitais foi dada por Michael Hart no ano de 1971 onde o mesmo tinha a intenção de disponibilizar as obras on-line para que o publico tivesse acesso, denominado Projeto Gutenberg que ate hoje tem o seu site ativo e atualizado periodicamente, chegando à marca de 1000 obras digitalizadas até o ano de 1996, um ano após o inicio das vendas dos primeiros e-books pelo site da americana Amazon.
E acompanhando esta evolução, surgiram os primeiros e-books readers que foram o Rocket e-book e o Softbook nos anos de 1998 e 2000 respectivamente. O Aparelho possui funcionalidades como paginação, mudança de orientação de página, marcação de página, destaque de texto, anotações do leitor, busca por texto, além de luz interna para leitura no escuro. A maioria desses recursos não pode ser usada no exemplar de papel, o que confere uma vantagem ao livro digital. E com o surgimento destas ferramentas, aparecem novos sites para a comercialização.
Para concretizar de vez a inserção dos e-books o famoso autor Stephen king lança uma de suas obras em formato e–book chamada Riding Bullet (Montado na bala). No Brasil, a inserção dos livros digitais vem ocorrendo de forma gradativa, ainda não temos muitos títulos em formatos digitais, embora mídias como revistas e jornais já possuam suas versões digitais, porém ainda muito restrito o que gera a exclusão das menores camadas da população que ainda não tem acesso a internet de forma democrática e não possuem condições de comprarem um dispositivo de leitura de e-books.
Dentro desta questão em 2006 um acordo em entre a biblioteca nacional e a empresa