Fatores de risco para o desenvolvimento de lesão renal aguda em paciente submetido à operação cardíaca com uso de circulação extracorpórea
Autor: Edvaldo Nascimento E-mail: edinc78@hotmail.com
Co-autor: Dr. Nilson Antunes E-mail: nilsonantunes@uol.com.br
Instituição: Serviço de Cirurgia Cardíaca de Guarapuava
Endereço: Rua Professor Becker, 2263 - 3º Andar, Sala 2– Centro – Guarapuava – Pr
Telefone: (42) 3623-3452
RESUMO
OBJETIVO: Estabelecer os fatores de risco para o desenvolvimento de Lesão renal aguda em paciente submetido à operação cardíaca com uso de circulação extracorpórea.
MÉTODO: Revisão de literatura por consulta na Biblioteca Virtual em Saúde na base de dados LILACS, com os descritores “circulação extracorpórea e insuficiência renal”, sendo coletada uma amostra de cinco artigos indexados, tendo como sujeitos de pesquisas indivíduos submetidos à cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea.
RESULTADOS: Foram encontrados, na base de dados da LILACS, 44 artigos, sendo excluídos 39 por não estarem dentro do tema proposto para o estudo, compondo a amostragem um total de 5 artigos.
CONCLUSÃO: Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de lesão renal aguda em pacientes submetidos à operação cardíaca com uso de circulação extracorpórea são: a idade (acima de sessenta anos), disfunção renal pré-operatória, doença vascular periférica, peso corpóreo, uso de drogas inotrópicas, comorbidades associadas, como diabetes, insuficiência cardíaca e doença vascular periférica e tempo de circulação extracorpórea superior a 120 minutos.
DESCRITORES: Circulação extracorpórea, cirurgia cardíaca, insuficiência renal aguda.
INTRODUÇÃO
A cirurgia cardíaca, tendo como suporte a circulação extracorpórea, foi um dos maiores avanços na área médica no século XX, uma vez que as chances de sucesso são infinitamente maiores. Por meio da literatura existente, é possível