Linha do tempo dos computadores
O ábaco é um instrumento bem sucedido que, segundo os estudiosos, foi uma invenção dos chineses para facilitar os cálculos, pois com o passar do tempo foi surgindo a necessidade de fazer “contas” cada vez mais complexas, assim inventaram o ÁBACO, formado por fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes, que de acordo com a sua posição, representa a quantidade a ser trabalhada, contém 2 conjuntos por fio, 5 contas no conjunto das unidades e 2 contas que representam 5 unidades.
O ábaco foi disseminando por toda a sociedade, com a mesma função, o que mudava era somente sua nomenclatura: O ábaco japonês é conhecido como SOROBAN, os russos chamam de TSCHOTY.
Uma pessoa que manuseava um ábaco com agilidade conseguia fazer uma multiplicação de 5 algarismos com a mesma rapidez que uma pessoa faz hoje utilizando uma calculadora digital.
Ainda hoje, depois de 3 mil anos da sua invenção, comerciantes de algumas regiões da Ásia utilizam ainda esse instrumento.
Primeiros Computadores
1000 a.C.
Ábaco
"Armazena" números reunindo contas
1614
Logaritmos
John Napier criou este recurso, que reduzia a divisão à subtração e a multiplicação à adição.
1623
Binário
Francis Bacon foi o primeiro a usar aritmética de base 2.
1642
Máquina de somar
Blaise Pascal inventou a calculadora mecânica que chamou de pascalina.
Originalmente, ele pretendia construir uma máquina que realizasse as quatro operações fundamentais. O instrumento usava uma agulha para mover as rodas, e um mecanismo especial levava dígitos de uma coluna para outra. Pascal recebeu uma patente do rei da França para que lançasse a calculadora no comércio. O engenho, apesar de útil, não obteve aceitação.
1671
Calculadora
Gottfried von Leibniz fez uma máquina que efetuava multiplicações e divisões.
1802
Cartões perfurados
Joseph Jacquard construiu um tear que memorizava os modelos da fábrica em cartões perfurados.
1822
Aparelho de diferença
A primeira calculadora matemática, de