Linguistica e suas predicações
Com base no texto apresentado vê-se que a Disciplina de Linguística vem desde Saussure (1916) tendo seu movimento inaugural, e difundido após sua morte com os relatos de seus alunos sobre o curso de Linguística geral.
A Linguística toma motivação além de qualquer construção científica visto que estuda os fenômenos relacionados à linguagem, produto inato do ser humano que se predispõe a desenvolver habilidades que englobam outras ciências tais como: Biologia, Física, Química e outras. Embora encontre resistências devido não acompanhar o mundo capitalista e sua própria essência de ser inata.
Aos profissionais denominados Linguistas, cabe a árdua tarefa de estudar e formular explicações, até mesmo sofrendo pré-conceitos da sociedade globalizada e, pois dizer manipulada. Tem a Língua como objeto de estudo podendo ser estudada quanto a sua estrutura e mecanismo e analisada suas modificações durante um determinado período (Linguística Diacrônica) ou seu estágio de evolução atual (Linguística Sincrônica). Temos como exemplo a construção humana do Indo-europeu que derivou várias línguas.
A divisão da Linguística dá-se através de diversas áreas, há ainda ramificações, vejamos: - Sociologia (Sociolinguística, Pragmática, Semântica, Sintaxe, Fonologia) e Fonética que se subdivide em (Articulatória, Acústica, Auditiva e Instrumental).
- Psicologia (Psicolinguística);
- Línguas (Linguística aplicada);
- Inteligência Artificial (Linguística computacional);
- Literatura (Estilística);
- Filosofia (Linguística filosófica); e
- Antropologia (Linguística antropológica). O profissional desta área após sua graduação que pode ser específica ou complementar no curso de Letras absorve conhecimento, que o direciona para o mercado de trabalho apto a defender a ramificação que melhor adapte ao seu perfil e escolha pessoal. Podendo atuar em áreas como:
- O ensino de língua materna e/ou estrangeira.
- Planejamento Linguístico-social.
-