Linguagens de programação - prova
Millena Ferreira dos Reis 47379
1. Linguagens de programação
Resposta:
A partir de 1940 surgiram os primeiros computadores elétricos, que tinham velocidade limitada e trabalhavam utilizando linguagem de máquina (ex: ENIAC, que usava o ENIAC coding system).
Entre os anos 1950 e 1960, destacam-se o FORTRAN (muito usada em ciência da computação e análise numérica, que foi criada inicialmente para ser uma linguagem procedural), o LISP (que foi projetada para o processamento de dados simbólicos usando símbolos matemáticos e estruturas de dados básicas), COBOL (orientada a negócios, muito usada no processamento de dados comerciais) e ALGOL (uma linguagem com conceitos muito evoluídos para a época, que possuía estruturas de blocos aninhados, controle de variáveis e notação matemática exata, que influenciou muitas linguagens).
De 1970 a 1980, foram criadas a primeira linguagem com orientação a objetos (Smaltalk, que era dinamicamente tipada) e a primeira linguagem lógica (Prolog, que era declarativas com sentenças deduzidas através de premissas e voltada para inteligência artificial).
A partir de 1980, ouve um aumento no foco de programação de sistemas de larga escala, e interesse por linguagens de alto nível. Destacam-se nesse período C++ (com abstração de dados, orientação a objeto, tipagem fraca e mutiplataforma) e Perl (multiparadigma: funcional, imperativo, orientação a objetos, reflexivo, estruturado e genérico;), multiplataforma, web, voltara para aplicações de missão crítica)
De 1990 em diante, houve uma recombinação de ideias antigas e conceitos novos. O foco das linguagens foi direcionado para a produtividade do programador com a criação de linguagens com aplicações de desenvolvimento rápido. Além disso, foram adicionados mecanismos para adição de segurança e verificação de confiabilidade para a linguagem, programação orientada a aspectos, ênfase em distribuição e mobilidade.
2.