Linguagem c
Parte I
Conhecendo A Linguagem C
3
1 C ONCEITOS B ÁSICOS DA L INGUAGEM C
Antes mesmo de falarmos em linguagem C, gostaria de apresentar-lhes o Juan, um passarinho bem simpático que tem por objetivo chamar sua atenção para os momentos de maior importância deste livro. Olá! Meu nome é Juan. Espero que vocês gostem deste livro assim como eu.
A linguagem C, criada por Dennis M. Richie e Ken Thompson no laboratório Bell em 1972, é baseada na linguagem B de Thompson que era uma evolução da antiga linguagem BCPL. A linguagem B recebeu este nome por ser a primeira letra da linguagem BCPL e conseqüentemente, a linguagem C, com a segunda letra desta. Quando fui apresentado inicialmente à Linguagem C, me informaram que a linguagem sucessora da C seria a linguagem P e, por conseguinte, a linguagem L. Bem, depois desse tempo todo, acompanhei o surgimento do C++, C#, Oak, Java, entre outras, com características semelhantes às da linguagem C mas, somente isto. Creio que depois de tanto tempo, e por terem surgido linguagens de extremo poder computacional, as possíveis linguagens P e L ficaram apenas registradas como parte de um conto de estória.
5
6
Aprendendo a Programar em Linguagem C
O livro clássico que serve de literatura padrão para todo e qualquer programador C é C The Programming Language, escrito por Brian W. Kernighan e Dennis M. Richie, o qual é indicado como manual técnico do programador C. Equipara-se ao exemplo de que não existe falar de Engenharia de Software sem falar em Roger Pressman, grande nome desta cadeira. Bem, mas isto é assunto para outro livro, não é mesmo? A linguagem C é uma linguagem de programação tão poderosa que se adequa a qualquer tipo de sistema. Só a título de curiosidade, saibam que o sistema operacional UNIX foi escrito em C, por exemplo. Quanto ao uso de compiladores para a linguagem C, em geral, utiliza-se o TURBO C, da BORLAND, nada tendo contra a utilização de qualquer outro tipo de compilador