Linguagem Java
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TI
LUIZ UBALDO DE SIQUEIRA JUNIOR
RGM 14201216
JAVA
Pequeno histórico da linguagem;
Quais as regras de construção de programas nesta linguagem (sintaxe da linguagem);
Quais compiladores ou interpretadores existem para esta linguagem; Um exemplo de programa escrito nesta linguagem.
SÃO PAULO
2014
Linguagem JAVA
Java é uma tecnologia. É um mundo tão grande que ninguém se arrisca a dizer: ? Eu sei Java ?. Basicamente constitui-se de uma linguagem de programação e um programa para execução chamado de máquina virtual ou virtual machine. Quando programa-se em Java usa-se a linguagem de programação Java e um ambiente de desenvolvimento Java para gerar um software que será executado em um ambiente de distribuição Java. Tudo isso é a tecnologia Java.
1.1 O que pode ser feito em Java?
TUDO! Java é uma linguagem que não se prende a nenhuma arquitetura e a nenhuma empresa, é rápida e estável. Pode construir sistemas críticos, sistemas que precisam de velocidade e até sistemas que vão para fora do planeta, como a sonda Spirit enviada pela Nasa para Marte. Java tem um mar de projetos open source, que estão lá, esperando por usuários e desenvolvedores. Atualmente Java é uma das linguagens mais usadas e serve para qualquer tipo de aplicação, entre elas: web, desktop, servidores, mainframes, jogos, aplicações móveis, chips de identificação, etc.
1.3 Máquina Virtual?
Java é multiplataforma. Quando um programa Java é compilado um código intermediário é gerado, chamado de bytecode. Este bytecode é interpretado pelas máquinas virtuais java (JVMs) para a maioria dos sistemas operacionais.
A máquina virtual é a responsável por criar um ambiente multiplataforma, ou seja, se alguém construir um sistema operacional novo, basta criar uma máquina virtual java que traduza os bytecodes para código nativo e pronto!
Todas as aplicações java estarão rodando sem problemas.
Entre outras funções,