linguagem da ADM
1. EMPOWERMENT: fornecer aos funcionários instrumentos, ferramentas e autonomia para promover os interesses da organização (determinados pela administração superior).
2. OUTSOURCING: refere-se à atividade de compra de bens e serviços de fontes externas, em oposição ao suprimento interno. Por exemplo, uma organização vai “terceirizar” parte de sua operação de distribuição a uma organização especializada nessa atividade.
3. DOWNSIZING: eliminação planejada de posições ou cargos. Pode ocorrer pela redução de trabalho (e não apenas de funcionários), e também pela eliminação de funções, níveis hierárquicos ou unidades de uma organização. Também conhecido como enxugamento.
4. KAIZEN: termo japonês que significa “melhoria contínua” e é um conceito totalmente abrangente que cobre just in time, controle de qualidade total e kanban. Aplica-se a todos os níveis das corporações japonesas. 5. JOIN VENTURE podem ser uma maneira útil e realmente necessária de entrar em alguns mercados novos, principalmente para as empresas multinacionais.
6. NETWORKING: processo de contatar e ser contatado por pessoas de uma rede social e manter esses elos e relacionamentos. Numa rede, o conteúdo pode incluir trocas de informações ou laços de amizade.
7. STAKEHOLDERS: é qualquer grupo ou indivíduo que pode afetar uma organização ou é afetado por ela. Esse sentido amplo do termo inclui fornecedores, clientes, acionistas, funcionários, comunidades, grupos políticos, governo, mídia,...
8. BRAINSTOMING: Técnica utilizada para geração de idéias. Tem o objetivo de fazer com que as pessoas inovem e tenham criatividade. Deve ser criada a maior quantidade de idéias, no menor tempo possível. Neste processo, qualquer idéia deve ser aceita sem críticas, não importa a qualidade das idéias e sim a quantidade e a propriedade intelectual não deve ser levada em conta. Resumindo: um grupo de pessoas se reúne para deixar vir à