Web aula 1 adm- unopar comunicação e linguagem
Unidade 1 “Comunicação” e “linguagem”. Como você relaciona esses dois termos? Qual é o papel da linguagem na comunicação? O que é, de fato, comunicar? O que é comunicar bem? Essas são questões que merecem certa atenção no ambiente administrativo, uma vez que o sucesso de muitas ações estratégicas depende do bom uso da linguagem, em um eficiente processo comunicativo. Por isso, nesta unidade, estudaremos alguns conceitos basilares no que tange à comunicação e ao seu papel no mundo administrativo.
Inicialmente, conceituaremos a comunicação, entendendo-a como um processo dinâmico e multifuncional, a partir do enfoque das funções da linguagem e, também, dos aspectos sociais que a permeiam. Por fim, examinaremos a presença da comunicação no universo empresarial, verificando as habilidades necessárias para que os textos que circulam nesse campo sejam eficazmente comunicativos.
Pronto para estabelecer esse contato comunicativo com o conhecimento? Então, vamos lá! O processo da comunicação
“Comunicação” é uma palavra muito presente em nossa vida, não é? Como você a definiria?
Bordenave (1987, p. 19) diz que “[...] a comunicação é uma necessidade básica da pessoa humana, do homem social”. Quando iniciamos um processo de comunicação, passamos a atribuir significados às coisas. É por meio dela que nós nos situamos no mundo, transmitimos ideias e mensagens, informamos e somos informados. Trata-se, assim, de um processo que acompanhou o homem ao longo de toda a sua história, com papel relevante no desenvolvimento da humanidade.
No entanto, a comunicação caracteriza-se por relativa complexidade, pois envolve uma série de mecanismos, de recursos, os quais, juntos, são engendrados para o alcance de objetivos específicos. Esse sistema comporta alguns elementos, definidos por Jakobson (1995) da seguinte forma: Basicamente, de acordo com o clássico esquema de Jakobson (1995), o processo comunicativo ocorre assim: em um dado