linguagem corporal
Trabalho Final
Linguagem
Corporal na
Educação
INTRODUÇÃO:
A atividade proposta pode ser desenvolvida em sala de aula, na quadra de esportes, nas recreações, sempre adequando a faixa etária, variando os movimentos para mais simples como também para os mais complexos. São atividades simples, que não exigem muitos recursos didáticos, devem ser escolhidos de acordo com as dificuldades dos alunos.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Nesse caso especificamente trabalharemos a faixa etária de 08 anos, correspondente ao 3º ano do ensino fundamental. Disponível para participação de no mínimo 04 alunos e máximo de toda a turma.
OBJETIVO DA ATIVIDADE:
Trabalhar a organização espacial, expressão corporal, atenção, percepção visual, equilíbrio, lateralidade e a discriminaçao auditiva. Através dessa atividade perceber possíveis dificuldades nos alunos para melhor trabalhá-las.
RECURSOS:
Giz colorido e música (caixa de som).
METODOLOGIA:
a) Todos iniciam o jogo andando livremente pela sala ou quadra ao som de uma canção. Ao sinal da interrupção da canção, efetuada pelo professor, formam uma grande roda, de forma que um fique com o corpo virado para fora da roda e o outro com o corpo virado para dentro, intercalando as posições.
b) Enquanto os alunos andam, desenhe um quadrado no chão, quadra e ao sinal da interrupção da música, peça que todos entrem dentro dele. (Desenhe um quadrado menor do que o número de alunos da sua turma, para que eles precisem se “espremer” para entrar nele.
c) Peça às crianças que entrem no quadrado pulando com o pé direito, segurando o esquerdo com a mão (tipo Saci-Pererê)
d) Todos recomeçam a andar livremente. Quando eles escutarem a canção, devem expresar com seu corpo o que essa canção lhe transmite, lhe produz.
JUSTIFICATIVA:
A