linguagem coprporal

829 palavras 4 páginas
Linguagem Corporal

A comunicação que foca a linguagem corporal em sala de aula a fim de que o professor possa identificar junto ao seu aluno possíveis alterações em seu corpo que possam influenciar positiva ou negativamente em sua aprendizagem e através da linguagem corporal entende-se a linguagem visual, tátil, auditiva, comportamental e afetiva, sendo esta linguagem que será relacionada com a educação escolar.
Para conceitualizar a linguagem corporal na educação escolar, pode ser um ato de educar ou desenvolver a capacidade física, intelectual e moral do ser humano visando a sua integração na sociedade.
Para Queiroz, educação é a ação exercida por meio de métodos particulares, com o objetivo de desenvolvimento ou preparação social, intelectual, moral, física, e afetiva de uma criança ou jovem. A transmissão da cultura de uma geração para a outra. Civilidade, nível ou tipo de ensino.
Segundo Weil é “pela linguagem do corpo, você diz muitas coisas aos outros. E eles têm muitas coisas a dizer para você”, sendo assim um elemento essencial para a educação.

Como percebi meu corpo na escola quando criança ou adolescente.
Na infância quando se vai a escola é sair do convívio apenas familiar para o convívio social, fazer novas amizades, mas sem esquecer que é um ambiente escolar, com regras e horários a serem cumpridos.
Em sala de aula onde a maioria dos professores utilizavam um método de ensino repressor com aulas em sua maioria teóricas e os alunos eram proibidos de se expressar.
Ao perceber meu corpo na adolescência percebi que me encontrava “trancada em um ambiente “corpo” que não se revelava quem exatamente eu era. Por algumas vezes a timidez me tomava, pois para sair ou fugir de um paradigma era difícil, onde os valores que me passaram não me permitia sair. As pessoas sempre me dizia que tinha um olhar de mistério, mas apesar desse mistério fui aos poucos me libertando e mostrando quem realmente era apesar do apelido de medusa por conta

Relacionados

  • Influência da cultura afro indigena no Brasil
    3033 palavras | 13 páginas