lingua portuguesa positivo
Surgiu em Portugal a partir do latim vulgar lusitânico. Este desenvolveu-se fundamentalmente em duas modalidades, uma ao norte, que se falava nas duas margens do Minho (portanto também no território que hoje constitui a Galiza), e outra ao sul, designada por romanço moçarábico, com algumas diferenças sobretudo fonéticas devidas à influência do árabe. Da interpenetração deste com a primeira (a fala galaico-portuguesa) veio a sair a nossa língua, que é hoje falada em Portugal, Brasil e nas outras antigas colónias portuguesas, muito em breve por uns duzentos milhões de pessoas.
b) Qual o primeiro texto escrito em língua portuguesa?
O primeiro texto escrito em língua portuguesa que se tem registro chama-se "A Canção da Ribeirinha". Não se tem precisão de data, mas acredita-se que esse texto foi composto por volta de 1198 por Paio Soares de Taveirós. A canção foi dedicada a Maria Pais Ribeira, a "Ribeirinha", que era comprometida.
c) Que outras línguas influenciaram na formação do português atual? Como ocorreu essa influência?
Na época das grandes navegações, Portugal conquistou inúmeras colônias e o idioma português foi influenciado pelas línguas faladas nesses lugares. O período renascentista também provocou uma série de modificações na língua, que recebeu termos eruditos, especialmente aqueles relacionados à arte. Diversas palavras indígenas foram incorporadas ao português e, posteriormente, expressões utilizadas pelos escravos africanos e imigrantes também foram adotadas. Assim, o idioma português foi se juntando à família linguística tupi-guaran. Os índios, subjugados ou aculturados, ensinaram o dialeto aos europeus que, mais tarde, passaram a se comunicar nessa "língua geral". Com a chegada do idioma iorubá e do quimbundo, por meio dos escravos trazidos da África, e com novos colonizadores, a Corte Portuguesa quis garantir uma maior presença política. Uma das primeiras medidas que adotou, então, foi obrigar o ensino