Lingua Portuguesa para TRE MG
PROFESSOR DÉCIO TERROR
Língua Portuguesa para TRE-MG
(Analista)
Aula 1
(Flexão verbal. Acentuação gráfica. Estrutura e formação de palavras.
Ortografia oficial.)
Olá, pessoal!
Na aula passada, reconhecemos os tempos e modos verbais ao flexionarmos os verbos regulares. Nesta, começaremos pela flexão dos verbos irregulares. Ao analisarmos as provas dos últimos anos da banca Consulplan, percebemos que a flexão verbal não é um tema muito cobrado, este inclusive é o motivo de termos inserido questões de outras bancas a fim de praticarmos o conteúdo previsto no edital.
Bom, como vimos no início da aula demonstrativa, o verbo irregular é aquele que modifica seu radical em determinados tempos verbais. Essa variação ocorre em um tempo verbal e se amplia em outros. Assim, devemos entender em que ponto o verbo modificou a flexão para que possamos entender melhor a conjugação. Esse ponto inicial da modificação é chamado de tempo primitivo e os tempos que sofrem essas modificações são chamados de derivados. Conjugação de alguns verbos irregulares
Muitas questões têm base nos verbos pôr, ter, ver e vir (e seus derivados). Assim, atente à conjugação abaixo especificada na região sombreada, acompanhando as setas. Elas vão apontar os tempos primitivos e os derivados. O primeiro tempo primitivo do qual vamos falar é o presente do indicativo. Depois trabalharemos o pretérito perfeito do indicativo.
Tempos e modos derivados do presente do indicativo (primitivo):
Perceba que o radical da primeira pessoa do singular do presente do indicativo normalmente gera o radical do presente subjuntivo. Isso é importante porque nos livra da decoreba, basta aplicar isso na conjugação.
Veja: presente do indicativo: eu vejo
Esse radical “vej-“ será empregado na flexão deste verbo no presente do subjuntivo: talvez eu veja, tu vejas, ele veja, nós vejamos, vós vejais, eles vejam. Como vimos na aula demonstrativa, a